quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O CREDO APOSTÓLICO - DEUS NOSSO PAI


Como prometido, este é o primeiro da série sobre o credo apostólico que esta sendo realizado no grupo de estudo de jovens da IBN-Macau/RN. Veremos então no primeiro ponto do credo a primeira informação sobre Deus, como nosso ABA PAI. vamos lá!!!

1.Creio em Deus Pai Todo-poderoso, o Criador dos Céus e da terra.

DEUS NOSSO PAI

(II Corintios 6:18) - E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.

Todos nós, homens ou mulheres, temos ou tivemos um pai biológico, um genitor. Aquele que quando éramos criança tínhamos grande admiração por ele; O nosso HERÒI. Nós o amamos muito e temos o prazer de dizer aos nossos amigos: Esse é o meu pai!
Porém, a medida que vamos crescendo nos distanciamos dele; viajamos, casamos, etc. Ao mesmo tempo ele vai ficando velhinho, fraquinho, cansado... Já não demonstramos tanta admiração, para muitos deixa de ser um herói para tornar-se um fardo, pois, os filhos é que passam a cuidar deles por causa das limitações impostas pela idade.
Nossos pais, assim como nós são falíveis; portanto por mais que amemos nosso pai e por mais que ele nos ame, uma coisa ocorrerá: Ou o deixaremos sós, ou eles nos deixaram sós. Isso é fato!
Por mais que o amemos devemos ser conscientes das suas falhas, das possibilidades de erros, porque quando formos pais certamente falharemos, isso também é fato!
Mesmo assim devemos saber que tudo isso é dádiva de Deus.

(Provérbios 17:6) - A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais.

Entre e continue lendo...

ü     Para nosso consolo, todos nós somos agraciados com uma dádiva ainda maior; todos temos um Pai, um único, soberano e verdadeiro Pai, que nos gerou à sua imagem e semelhança.

 (Gênesis 1:27) - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

ü      Logo, somos obra das Suas mãos:

(Isaías 64:8) - Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos.

ü     Temos um Pai que nunca nos esquece.

(Isaías 49:15-16) - Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.
Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.

ü     Temos um Pai que se compadece de nós, conhece as nossas fraquezas e é misericordioso para conosco.

(Salmos 103:13-17) - Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem.
- Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.
- Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce.
- Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido.
- Mas a misericórdia do SENHOR é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos.

ü     Como Pai, Deus é sempre benigno para conosco assim como foi com Salomão
(I Crônicas 17:13a) - Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e a minha benignidade não retirarei dele.

ü     Porém, por nos amar, Ele nos corrige quando erramos. Ele é O Pai e nós os filhos precisa estar sempre nos mostrando o caminho certo, corrigindo e exortando
.
(II Samuel 7:14) - Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens.

ü     Ele nos repreende e corrige, não apenas por prazer ou por mero autoritarismo, mas porque nos ama.

(Provérbios 3:12) - Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.
(Apocalipse 3:19) - Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

ü     Ele nos prova o seu amor através de Cristo. Deus é o nosso Pai no fato de ter nos redimido. Num sentido, Deus é o Pai de todos. Mas num sentido muito especial, Deus é o Pai somente dos seus filhos adotados. Jesus chamou os fariseus de filhos do diabo, pois repudiaram sua obra redentora (João 8:31-47). São filhos adotados aqueles que podem clamar agora: “Aba, Pai” (Rm. 8:15).

(João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
(Romanos 5:6-8)- Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
- Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
- Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

ü     Ele ainda nos dá o Seu Espírito que testifica a Sua paternidade, nos garantindo assim uma herança.

(Romanos 8:14-17) - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
- Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
- O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
- E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.



ABA, PAI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário