terça-feira, 6 de agosto de 2013

RESOLUÇÕES DE JONATHAN EDWARDS


Estando ciente de que sou incapaz de fazer qualquer coisa sem a ajuda de Deus, humildemente lhe rogo que por sua graça me capacite e cumprir estas Resoluções, na medida em que elas estiverem de acordo com sua vontade, por amor a Cristo.

Lembre-se de ler estas Resoluções uma vez por semana

ENTRE E VEJA....



Missão de Vida

1. Resolvi que farei tudo que acreditar ser para a maior glória de Deus e para meu próprio bem, proveito e prazer, enquanto eu viver, sem levar em consideração o tempo ou o modo, seja agora ou por toda a eternidade. Resolvi que farei tudo que acreditar ser meu dever para o bem maior e para o avanço da humanidade em geral. Resolvi fazer isso, independente das dificuldades que encontrar, sejam muitas ou grandes.
2. Resolvi continuamente buscar novos modos e ideias para promover as coisas acima mencionadas.
3. Resolvi que se eu cair e me tornar menos responsável ao ponto de negligenciar o cumprimento de qualquer parte destas Resoluções, me arrependerei de tudo o que eu puder lembrar quando voltar à sanidade.
4. Resolvi nunca fazer qualquer tipo de coisa, na alma ou no corpo, mais ou menos, mas apenas o que for para a glória de Deus.
6. Resolvi viver com todas as minhas forças enquanto eu viver.
22. Resolvi esforçar-me para obter para mim mesmo quanta felicidade eu puder no mundo vindouro, com todo poder, força, vigor, veemência e violência que eu for capaz, ou empregar-me em todas as maneiras que eu conseguir imaginar.
62. Resolvi nunca fazer nada a não ser meu dever; e, conforme Efésios 6.6-8, fazê-lo com disposição e alegria como que para Deus e não para homens; “Porque vocês sabem que o Senhor recompensará a cada um pelo bem que praticar”.

Boas Obras

11. Resolvi que quando pensar em algum enigma da teologia que precise ser resolvido, imediatamente farei o que puder a fim de resolvê-lo, se as circunstâncias não me impedirem.
13. Resolvi esforçar-me por encontrar objetos adequados para caridade e liberalidade.
69. Resolvi sempre fazer aquilo que eu desejar ter feito quando vir outros o fazendo.

Administração do Tempo

5. Resolvi jamais desperdiçar um só momento do meu tempo, mas desfrutá-lo da maneira mais proveitosa possível.
7. Resolvi nunca fazer alguma coisa que eu não faria caso fosse a última hora da minha vida.
17. Resolvi viver da maneira que desejarei ter vivido quando chegar a hora da minha morte.
18. Resolvi viver em todo o tempo como achar melhor conforme meus melhores padrões de santidade privada e de quando tenho melhor entendimento do evangelho e do mundo vindouro.
19. Resolvi nunca fazer algo que eu temeria fazer se supusesse não ter mais de uma hora de vida antes de ouvir o som da última trombeta.
37. Resolvi perguntar-me todas as noites quando estiver indo dormir em que fui negligente, que pecados cometi e em que neguei a mim mesmo; também o farei ao final de cada semana, mês e ano.
40. Resolvi perguntar-me todas as noites antes de ir dormir se agi da melhor maneira possível com respeito ao comer e beber.
41. Resolvi perguntar-me ao final de cada dia, semana, mês e ano, em que eu poderia ter agido melhor.
50. Resolvi agir da maneira que eu julgarei ter sido a melhor e mais prudente quando eu chegar ao mundo vindouro.
51. Resolvi agir, em todos os aspectos, como irei desejar ter feito caso seja condenado.
52. Eu frequentemente ouço pessoas idosas dizerem como elas viveriam se pudessem viver suas vidas novamente. Resolvi viver da maneira como desejaria ter vivido, supondo que eu viva até uma idade avançada.
55. Resolvi esforçar-me ao máximo para agir como julgaria correto se eu já tivesse visto a felicidade do Céu e os tormentos do Inferno.
61. Resolvi que não darei lugar à apatia que abranda e relaxa minha mente de estar completa e fixamente centrada na religião; ou, a qualquer desculpa que eu possa ter, à qual minha apatia me inclina.

Relacionamentos

14. Resolvi jamais fazer qualquer coisa por vingança.
15. Resolvi jamais sofrer o menor dos impulsos de ira contra seres irracionais.
16. Resolvi jamais falar mal de alguém, de maneira a desonra-lo, a não ser que o faço para o bem real.
31. Resolvi jamais dizer qualquer coisa contra alguém, a não ser que seja perfeitamente consoante ao mais alto nível de honra cristã e de amor à humanidade, conforme a humildade e sentido de minhas próprias falhas e culpas, e, conforme a regra de ouro. Frequentemente, quando houver falado algo contra alguém, o avaliarei rigorosamente conforme esta Resolução.
33. Resolvi sempre fazer o que for possível para criar, manter, estabelecer e preservar a paz, quando for possível fazê-lo sem que haja detrimento de outros aspectos.
34. Resolvi nunca falar algo que não seja verazmente puro e simples.
46. Resolvi nunca permitir que haja a mais ínfima medida de qualquer sentimento de inquietação para com meu pai ou minha mãe. Resolvi não sofrer qualquer efeito desse sentimento, não permitindo que haja a menor alteração na minha fala ou no movimento de meus olhos. Tomarei esse cuidado especial com respeito a todos de nossa família.
58. Resolvi não apenas me refrear de um ar de antipatia, mau humor e ira nas conversas, mas também exibir um ar de amor, alegria e benignidade.
59. Resolvi que quando estiver mais consciente das provocações à má natureza e ira, irei lutar mais para sentir e agir de maneira bondosa; em tais momentos, manifestarei boa natureza, embora em determinados aspectos isso possa ser desvantajoso ou imprudente.
66. Resolvi que sempre me esforçarei para manter um aspecto benigno, no agir e no falar, em todos os lugares e em todas as companhias, exceto caso o dever requeira o contrário.
70. Que haja algo de benevolente em tudo que eu falar.

Sofrimento

9. Resolvi pensar bastante e em todas as ocasiões sobre minha própria morte e as circunstâncias comuns relacionadas à morte.
10. Resolvi que quando sentir dor pensarei nas dores do martírio e do inferno.
57. Resolvi que quando eu temer infortúnios e adversidades examinarei se fiz meu dever e decidirei fazê-lo; e, deixar as coisas ocorrerem de acordo com a providência. Eu irei, conforme for capaz, me preocupar apenas com meu dever e meu pecado.
67. Resolvi que depois das aflições perguntarei o que melhorou em mim através delas e que bem ganhei através delas.

Caráter

8. Resolvi agir em todos os aspectos, no falar e no fazer, como se qualquer um tivesse sido tão vil como eu e como se eu tivesse cometido os mesmos pecados ou tivesse as mesmas fraquezas e falhas que os outros. E, que permitirei que o conhecimento de suas falhas não promova nada além de vergonha em mim mesmo e uma ocasião para confessar meus próprios pecados e misérias a Deus.
12. Resolvi que se me deleitar em algo como uma gratificação do orgulho, vaidade ou outra coisa do tipo, imediatamente o lançarei fora.
21. Resolvi nunca fazer algo que se visse em outra pessoa fosse levado a desprezar tal pessoa.
32. Resolvi ser rigorosa e firmemente fiel à minha fé; de forma que Provérbios 20.6, “o homem fidedigno quem o achará?”, não seja em parte cumprido em mim.
47. Resolvi esforçar-me ao máximo para negar qualquer coisa que não estiver em conformidade com um temperamento universalmente bom, doce, benevolente, calmo, pacífico, satisfeito, agradável, compassivo, generoso, humilde, manso, modesto, submisso, obediente, diligente, zeloso, caridoso, equilibrado, paciente, moderado, perdoador e sincero; e, fazer em todo o tempo o que tal temperamento me levaria a fazer. Examinarei rigorosamente toda semana se o fiz.
54. Sempre que eu ouvir algo numa conversa a respeito de qualquer pessoa que eu considere seria digno em mim, resolvi esforçar-me por imita-lo.
63. Supondo que não deva haver mais do que um individuo no mundo, em dado tempo, que seja propriamente um cristão completo, em todos os aspectos, tenho a cristandade sempre brilhando em seu verdadeiro esplendor, e mostrando-se excelente e amável, sob qualquer característica vista; resolvi agir como o faria se me empenha-se arduamente para ser tal pessoa em meu tempo.
27. Resolvi nunca omitir intencionalmente coisa alguma, exceto quando a omissão for para a glória de Deus; e, frequentemente examinar minhas omissões.
39. Resolvi nunca fazer algo cuja conformidade à lei de Deus possa ser questionada, de forma que eu possa mais tarde verificar se tal coisa me é lícita; a menos que eu posso questionar a legalidade da omissão.
20. Resolvi manter a mais rigorosa temperança no comer e no beber.

Vida Espiritual

Segurança

25. Resolvi examinar cuidadosa e constantemente o que em mim me leva a duvidar do amor de Deus e direcionar todas as minhas forças contra isso.
26. Resolvi lançar fora as coisas que eu descobrir que abatem minha segurança.
48. Resolvi, constantemente, com a maior gentileza e diligência, e com o mais rigoroso escrutínio, avaliar o estado da minha alma de forma que eu saiba se tenho um interesse genuíno em Cristo ou não; para que, quando eu morrer não haja nenhuma negligência a esse respeito da qual eu tenha que me arrepender.
49. Resolvi que tal coisa (não ter um interesse genuíno em Cristo) nunca irá acontecer se eu puder, de alguma forma, evitar.

As Escrituras

28. Resolvi estudar as Escrituras tão firmemente, constantemente e frequentemente quando possível e claramente perceber meu crescimento no conhecimento da mesma.

Oração

29. Resolvi nunca considerar como uma oração, ou deixar se passar por uma oração, ou como uma oração de petição aquilo que for feito sem que eu possa confiar que Deus irá responder; nem como confissão aquilo que eu não puder esperar que Deus irá aceitar.
64. Resolvi que, quando eu encontrar aqueles “gemidos inexprimíveis” (Romanos 8.26), do qual o apóstolo fala e aquela alma “quebrantada de desejar” (Salmo 119.20), da qual o salmista fala; irei promovê-los com o máximo de minhas forças e não me cansarei de esforçar-me para exprimir meus desejos nem de repetir tais desejos.

O Dia do Senhor

38. Resolvi nunca falar qualquer coisa que seja ridícula, brincalhona ou objeto de riso no Dia do Senhor.

Vivificação da Justiça

30. Resolvi lutar ao máximo todas as semanas para crescer na religião e no exercício da graça, comparado com a semana anterior.
42. Resolvi frequentemente renovar a dedicação de mim mesmo a Deus, a qual foi feita em meu batismo; que eu solenemente renovei quando fui recebido na comunhão da igreja.
43. Resolvi que, nunca daqui em diante, até minha morte, agir como se eu fosse meu mesmo mas inteira e completamente de Deus.
44. Resolvi que nenhum outro fim a não ser a religião, terá qualquer influência em minhas ações; e, que nenhuma ação terá lugar, na menor das circunstâncias, senão aquela com fins religiosos.
45. Resolvi nunca permitir o prazer ou a dor, alegria ou tristeza, ou qualquer afeição, ou qualquer grau de afeição, ou qualquer circunstância relacionada, a não ser aquilo que promova a religião.

Mortificação do Pecado e Auto Exame

23. Resolvi frequentemente tomar uma ação deliberada que pareça improvável de ser feita, para a glória de Deus e, avalia-la até a intenção original, desejos e resultados; e, se eu descobrir que ela não foi para a glória de Deus, a julgá-la como uma quebra da Resolução 4.
24. Resolvi que quando eu realizar uma ação conspicuamente má, a avaliarei até chegar à causa original; e, então, cuidadosamente me esforçar para não mais fazê-lo, e a lutar e orar com todas as minhas forças contra a origem de tal ação.
35. Resolvi que quando eu questionar se fiz ou não meu dever de forma que meu sossego e tranquilidade sejam perturbados, me colocarei diante de Deus e depois verificarei como tal questionamento foi resolvido.
60. Resolvi que quando meus sentimentos aparentarem estar desordenados, quando eu estiver consciente da menor inquietação ou irregularidade, eu me submeterei ao mais rigoroso exame.
68. Resolvi confessar francamente a mim mesmo tudo que eu descobrir sobre mim, seja fraqueza ou pecado; e, se for algo relacionado à religião, confessar todo o caso a Deus e implorar por necessária ajuda.
56. Resolvi nunca desistir, nem enfraquecer na minha luta contra corrupções, independe de quão mal sucedido eu possa ser.

Comunhão com Deus

53. Resolvi cultivar cada oportunidade, quando eu estiver no melhor e mais feliz estado mental, para lançar e aventurar minha alma no Senhor Jesus Cristo, para confiar e abrir-me a Ele, e consagrar a mim mesmo completamente a Ele; que através disso eu possa ter garantia de minha segurança, sabendo que eu confiei em meu Redentor.
65. Resolvi me exercitar nisso durante toda a minha vida, a saber, com a maior franqueza possível declarar meus caminhos a Deus e abrir minha alma a Ele: todos os meus pecados, tentações, dificuldades, tristezas, medos, esperanças, desejos; tudo e toda circunstância.

Jonathan Edwards

Obs.: Os subtítulos e categorização foram sugeridos por Matt Perman para facilitar a leitura e o entendimento.
©2012 Desiring God Foundation. Used by Permission.

Nenhum comentário:

Postar um comentário