domingo, 18 de março de 2012

A CRUZ DE CRISTO

Sermão pregado dia 17 de março de 2012, em um culto de rua, na cidade de Macau/RN.

A CRUZ DE CRISTO
 Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. (2 Coríntios 5:21)



ENTRE E VEJA ESTE SERMÃO.




INTRODUÇÃO

Nós que somos crentes muitas vezes temos a dificuldade de agradecer a Deus pelas bênçãos que e o senhor tem nos dado, mas principalmente das que ele já nos concedeu, até agradecemos, seja por um emprego que Ele nos deu, por termos passado na faculdade, por uma cura, por um escape... Mas poucas vezes lembramos-nos de agradecer pelo maior bem que Ele poderia nos dar, pela maior coisa que Ele fez por nós, a saber, sua morte na cruz.

Gênesis 22:1-16
“E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.
E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.
Então o anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus.
E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho”

Nessa passagem vemos um homem, Abraão, que tinha todos os motivos para agradecer a Deus, ele e esposa tinham tido um filho mesmo com idade avançada, este homem tinha recebido maravilhosas promessas de Deus sobre sua vida, sobre sua descendência, e Deus, em um dos momentos mais tensos que a bíblia descreve, pede para que Abraão ofereça “seu único filho, a quem ele amava” em holocausto; Abraão poderia ter se revoltado contra Deus, murmurado, mas ele não o fez, antes perseverou em obediência.
Eu vejo nesse momento o que é ser agradecido realmente a Deus, é saber que tudo que temos foi ele que nos deu, e que nossa obediência a ele independe de circunstâncias, mesmo que aos nossos olhos pareçam loucura.
Mas o que quero mostrar com essa passagem é muito maior que a obediência de Abraão, ou sua gratidão a Deus, mas o que quero frisar hoje é o prenuncio da maior prova de amor de Deus para com homem.
Naquele monte, onde Abraão esteve prestes a sacrificar seu filho, seu único filho, o filho que Deus lhe havia prometido, neste monte quando ele levantou o cutelo para sacrifica-lo, Deus interveio e providenciou um cordeiro para o sacrifício, cordeiro esse que era uma sombra do verdadeiro cordeiro.

JESUS, O CORDEIRO

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
Isaías 59:1-2

O homem, antes de cristo, teve diversas oportunidades, alianças, Deus sempre esteve disposto a ter um relacionamento estreito com o homem, mas homem em toda história, teimou em quebrar os compromissos com Deus.
O homem com todas as suas iniquidades, estava no lugar de isac, olhando para o cutelo da justiça de Deus levantado, mas Ele teve misericórdia, e assim providenciou um cordeiro puro, santo, sem pecado; Ele deu seu único filho por amor do homem.
 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.

Deus nos livrou da condenação eterna, Ele nos livrou do pecado original cometido por Adão, e hoje “nenhuma condenação há para os que estão em cristo Jesus”, nós que aceitamos a cristo fomos resgatados por um alto preço:

Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;
1 Pedro 1:18-20

Jesus o próprio filho de Deus, o único sem pecado, o homem que só fez amar em toda sua vida, este foi açoitado, fora lhe colocado uma coroa de espinhos em sua cabeça, recebeu pregos em suas mãos e pés, foi pendurado numa cruz, para padecer pelos meus e pelos seus pecados.

Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
2 Coríntios 5:21

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
Gálatas 3:13

A humanidade estava correndo a passos largos para a perdição eterna, o homem estava perdido, mas “cristo veio buscar aqueles que se haviam perdido”, a ira de Deus deveria cair sobre o homem; mas a justiça de Deus foi satisfeita em Cristo. O homem não poderia se salvar se não fosse a morte de Cristo na cruz, se o sangue do cordeiro não fosse vertido nela. No Getsemani quando Jesus diz: “Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.” Lucas 22:42-44.
Jesus não estava preocupado com a dor física que ele iria passar, ele não temeu o chicote romano. os mártires cristãos tiveram mortes tão dolorosas fisicamente quanto Jesus, estes eram presos, torturados, mas cantavam hinos de adoração a Deus, mas Jesus sabia que o cálice de Deus cairia sobre ele, que os pecados da humanidade cairiam sobre ele, e o pior que Deus não o ajudaria naquele momento: E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mateus 27:46).
.O que Jesus fez por nós ninguém poderia fazer, o que foi preciso fazer ele fez, por mim e por você que somos tão falhos, e se precisa-se fazer mais, creio que ele faria, ele se interpôs entre nós e a ira que nós merecíamos:
Imagine uma represa que está cheia até o topo e pressionada contra o peso detrás dela. De uma vez o muro protetor é removido e o poder destrutivo é liberado. Como a certeira destruição corre até o povo no vale próximo, de repente a terra se abre diante do povo e traga aquilo que haveria arrasado. Da mesma forma, o juízo de Deus corria diretamente ao homem. Não se podia achar escape na montanha mais alta nem, no abismo mais profundo. Os pés mais velozes não poderia ter escapado, nem o melhor nadador suportar seus tormentos. A represa foi rachada e nada poderia conserta seu dano. Porem, quando toda esperança humana foi esgotada, no tempo oportuno, o Filho de Deus se interpôs. Ele se postou entre a justiça divina e Sua gente. Ele tomou a ira que eles mesmo tinham provocado e o castigo que eles mereciam. Quando Ele morreu nem uma gota do dilúvio restou. Ele a tomou toda!

Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
Isaías 53:1-11

Mas de uma coisa sei, que o senhor não ficou naquela cruz, mas que ao terceiro dia ressuscitou e que um dia voltará para nos levar para junto de dele.
Jesus é a nossa única saída, “ele é o caminho, a verdade e a vida”, os nossos pecados caíram sobre ele e por ele fomos livres do pecado, ele apenas nos pede que nós possamos segui-lo, para que nós o busquemos, que o adoremos e que o aceitemos como senhor e como salvador de nossas vidas.

EU SÓ POSSO DIZER UMA COISA NESTE DIA OBRIGADO JESUS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário